Promover o crescimento das PME através da transformação digital – Workshop sobre os Fundos da União Europeia

22 DE ABRIL  |  ALTIS GRAND HOTEL  |  LISBOA

 

 

“Promover o crescimento das PME através da transformação digital – Workshop sobre os Fundos da União Europeia” foi o tema do evento organizado pela EY (Ernst & Young), em parceria com a Comissão Europeia e com o apoio da AD&C, que decorreu em Lisboa, dia 22 abril, no Altis Grand Hotel.

O evento dividiu-se em duas partes, sendo que o período da manhã foi dirigido às Autoridades de Gestão dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, em especial às que estão envolvidas com o Objetivo Temático 2 “Melhoria do acesso às TIC, bem como a sua utilização e qualidade” e com o Objetivo Temático 3 "Reforçar a competitividade das PME". Participaram também os colaboradores da AD&C e os colaboradores das CCDR (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) que lidam com os OT 2 e 3. Consulte aqui o PROGRAMA 1.

O período da tarde, das 14h30 às 16h30, destinou-se às Empresas e aos Clusters portugueses envolvidos no setor Agroalimentar. Consulte aqui o PROGRAMA 2.

O principal objetivo deste workshop  foi apresentar a iniciativa eFoodChain, as suas vantagens para as PME, bem como seus resultados concretos de implementação, nomeadamente através da apresentação de casos reais. Permitiu ainda divulgar informação sobre o acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento em Portugal, neste domínio. Consulte a BROCHURA eFoodChain.

Pretendeu-se identificar e eliminar as barreiras técnicas e organizacionais existentes, a fim de aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento agroalimentar, e demonstrar os benefícios reais para as empresas, nomeadamente as PME. Aumentar a competitividade da cadeia de abastecimento agroalimentar e reforçar as relações de negócios entre as PME e as grandes empresas, ultrapassando fronteiras, é o objetivo que contribuirá para a plena implementação do Mercado Único Digital.

Os participantes tiveram ainda a ocasião de conhecer as Autoridades de Gestão dos Fundos Estruturais Europeus do seu país, Clusters e Associações Profissionais.

Este workshop, focado no setor Agroalimentar, visa contribuir para a inovação e competitividade das PME de um setor que é estratégico para Portugal - ver Estratégia Nacional de Especialização Inteligente

O GUIAPromover o crescimento das PME através da transformação digital”, foi apresentado na Conferência de lançamento, realizada em Bruxelas, em abril de 2014.