Quer saber o que a UE faz por si? Descarregue a Citizens' App

10/05/2019

Quanto dinheiro já foi investido em Portugal? Que projetos cofinanciados estão atualmente em vigor? O que está a acontecer perto de si? A União Europeia (UE) tem uma aplicação que explica tudo, a Citizen's App.

Para não haver dúvidas. Para que os cidadãos vejam a UE como uma coisa sua, de que fazem parte por direito, não como um corpo estranho.

Muito se fala hoje sobre o fim da mudança da hora. Entre 4 de julho e 16 de agosto de 2018 uma petição pública esteve aberta a votação. Apenas quatro milhões - dos 500 milhões de cidadãos da União Europeia - participaram.

Quando o resultado saiu, favorável ao fim da mudança, muitos se questionaram porque é que ninguém lhes perguntou nada. A verdade é que todos tiveram a oportunidade de participar e não o fizeram.

Agora, com vista às eleições europeias (em Portugal, a 26 de maio), foi lançada a Citizen's App para aproximar mais os cidadãos da UE. Para que saibam o que a instituição faz, como as suas decisões impactam as suas vidas, como podem participar em vez de ficar apenas a assistir.

A Citizen's App, lançada no início do ano, é atualizada em permanência e os seus conteúdos estão disponíveis nas 24 línguas oficiais da União Europeia. Entre elas está, obviamente, o português.

Muitos dos seus conteúdos vêm do website what-europe-does-for-me.eu, que o Parlamento Europeu já tinha, sendo possível a cada cidadão saber o que a UE faz por si, tanto por região como por área. E que eventos próximos estão a acontecer.

Disponível na Apple Store e no Google Play, a Citizen's App não cessa funções após as europeias de maio. Pelo contrário, é para continuar sempre ativa.

 

 

Fonte: PE