Resultados nacionais dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018

14/09/2018

Os vencedores nacionais dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018 vão ser anunciados no dia 26 de setembro, em Vila Nova de Gaia, durante a sessão “+ Empreendedorismo + Inovação”.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia, distinguem as melhores práticas de promoção do empreendedorismo em toda a Europa.

Consulte o PROGRAMA deste evento de partilha de experiências sobre o desenvolvimento da atividade empreendedora em Portugal e faça a sua INSCRIÇÃO.

A sessão “+ Empreendedorismo + Inovação” conta com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

 

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm por objetivo identificar e reconhecer promotores de empresas e do empreendedorismo de maior sucesso em toda a Europa, divulgar exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo, sensibilizar para a mais-valia do empreendedorismo e incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

Existem seis categorias:

  • Promoção do Espírito de Empreendedorismo

Reconhece as iniciativas a nível nacional, regional ou local que promovem o espírito de empreendedorismo, especialmente entre os jovens e as mulheres.

  • Investimento nas Competências de Empreendedorismo

Reconhece as iniciativas a nível nacional, regional ou local que melhoram as competências de empreendedorismo e de gestão.

  • Desenvolvimento do Ambiente Empresarial

Reconhece as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovem a criação e o desenvolvimento empresarial, simplificam os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementam o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.

  • Apoio à Internacionalização das Empresas

Reconhece as políticas e as iniciativas que incentivam, a nível nacional, regional e local, as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.

  • Apoiar o Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e a Eficiência dos Recursos

Reconhece as políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos, através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e da replicação bem como do financiamento.

  • Empreendedorismo Responsável e Inclusivo

Reconhece as iniciativas nacionais, regionais ou locais por parte de autoridades ou parcerias públicas/privadas que promovem a responsabilidade social entre as pequenas e médias empresas. Esta categoria também reconhecerá os esforços no sentido de promover o empreendedorismo entre grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa data, imigrantes legais, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

 

O Grande Prémio do Júri pode ser de qualquer das categorias e será atribuído à candidatura considerada como a iniciativa de empreendedorismo mais criativa e inspiradora na Europa.

Existem duas fases de seleção; os participantes só podem ser admitidos nos Prémios Europeus depois de passarem na seleção inicial, realizada a nível nacional.

Os vencedores serão selecionados por um júri de elevado nível e serão anunciados na cerimónia de entrega dos Prémios em Novembro de 2018.

 

 

Fonte: IAPMEI