Roteiro da Ciência leva Comissário Carlos Moedas até Viseu

28/03/2018

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, está no distrito de Viseu nos dias 4 e 5 de abril para o 6º Roteiro da Ciência, no âmbito da sua visita a várias cidades portuguesas.

Carlos Moedas terá oportunidade de explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor: Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker, conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação, lançado em 1 de janeiro de 2014.

Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

Durante esta etapa do Roteiro da Ciência, o Comissário Carlos Moedas terá contactos próximos com instituições de ensino superior, centros de investigação, start-ups, PME’s e multinacionais com elevados índices de investimento em inovação.

 

PROGRAMA

Quarta-feira, dia 4 de Abril de 2018

16h00 – Visita à empresa Interecycling SA (Tondela). Declarações aos jornalistas.

17h30 – Visita ao Politécnico de Viseu.

19h15 – Visita à Visabeira – Palácio do Gelo.

23h00 – Discurso de encerramento da Gala “Celebração da Primavera” do Jornal do Centro (Teatro Viriato).

 

Quinta-feira, dia 5 de Abril de 2018

08h30 – Pequeno-almoço com empreendedores

10h00 – Assinatura pública do Memorando de criação do novo Centro de competências da Critical Software em Viseu – Paços do Concelho.

10h45 – Demonstração da torre Tomi.

11h00 – Visita à unidade de investigação Salivatec da Universidade Católica – Pólo de Viseu.

12h15 – Visita ao Centro de competências IBM/Softinsa

13h00 – Almoço com empresários do distrito a convite da AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu.


A respeito desta visita Carlos Moedas disse: "É com grande satisfação que dou continuidade ao Roteiro da Ciência no distrito de Viseu. Já tive oportunidade de visitar várias cidades da Região Centro, uma região que beneficiou ainda recentemente da solidariedade europeia no seguimento do flagelo dos incêndios florestais. Porque na Europa não há fronteiras, e porque no mundo digital as distâncias são relativas, não vejo a interioridade como uma fatalidade. Estou otimista para ver como o distrito de Viseu está a dar a volta às suas condicionantes. Sei que a cidade está empenhada em desenvolver um ecossistema para juntar o melhor dos mundos académico e empresarial e atrair o melhor. Há muito boas ideias a nascer a Viseu e a sair de Viseu para o Mundo. Espero que com esta minha visita, contribua para encurtar as distâncias e dar escala a projetos inovadores”.
 

HORIZONTE 2020

O programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação, chamado Horizonte 2020, foi lançado em 1 de janeiro de 2014.

Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

O orçamento da UE para a investigação visa sobretudo melhorar as condições de vida dos cidadãos em domínios como a saúde, o ambiente, os transportes, a alimentação e a energia.

As parcerias de investigação com os setores farmacêutico, aeroespacial, automóvel e da eletrónica também encorajam o investimento do setor privado em prol do crescimento e da criação de empregos altamente qualificados no futuro.

 

Fonte: RAPID-CE