SEMINÁRIO Avaliação no Portugal 2020: das lições da experiência aos novos desafios


PORTO | 27 DE MAIO | CENTRO DE CONGRESSOS DA ALFÂNDEGA DO PORTO

 

Avaliação é um fator estratégico para o sucesso do Portugal 2020

Realizou-se a 27 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o seminário “Avaliação no Portugal 2020: das lições da experiência aos novos desafios”, promovido pela AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP.

Este evento teve como objetivo debater e refletir sobre as principais questões que devem ser tidas em conta neste novo período de programação dos Fundos Europeus em Portugal, no âmbito da Avaliação das Políticas Públicas, dos seus resultados e impactos.

A avaliação do Portugal 2020 é um dos fatores centrais para assegurar a boa gestão e aplicação dos Fundos Europeus.

Para isso é necessário construir um quadro planeado, estruturado e atempado das avaliações a realizar, com níveis elevados de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação nos agentes da Administração Pública, e promovendo a sua boa divulgação e reflexão pública.

Este evento constituiu uma primeira reflexão alargada sobre estas matérias no âmbito do Portugal 2020, procurando estimular o debate público e recolher contributos.

O evento decorreu em torno de duas mesas redondas, a da manhã sobre “Novas perspetivas na avaliação de políticas”, e a da tarde sobre “As expetativas e os desafios da avaliação no Portugal 2020”.

Os debates contaram com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, membros da Comissão Europeia, professores universitários e dirigentes de vários organismos públicos.

O seminário contou ainda com a presença do Ministro Adjunto para o Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, na sessão de abertura, e a presença do Secretário de Estado para o Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, na sessão de encerramento.

Consulte o PROGRAMA  as FOTOS e as APRESENTAÇÕES (abaixo) de alguns dos intervenientes e veja algumas das NOTÍCIAS RTP 2 e Porto Canal sobre o evento.

 

APRESENTAÇÕES: