SEMINÁRIO INTERNACIONAL "Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional"


PORTO | 3 DE ABRIL | FUNDAÇÃO DE SERRALVES 

 

A AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão promoveu o seminário internacional "Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional", no dia 3 de abril, que teve lugar na Fundação de Serralves no Porto.

O seminário, com a presença de peritos nacionais e internacionais, teve por objetivo refletir sobre os processos de convergência económica regional em Portugal e noutros países e sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.

O evento contou com um painel dedicado à "Convergência Económica Regional: evidências e percursos" e com uma mesa redonda subordinada ao tema das "Políticas de Desenvolvimento Regional: das lições aos desafios futuros".

 


Nestes debates participaram vários especialistas nacionais e internacionais, membros da Comissão Europeia e da OCDE, professores universitários de Lisboa e Glasgow, bem como dirigentes de vários organismos públicos, nacionais e internacionais na Polónia, Eslovénia e Áustria.

O seminário contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e de Maria João Botelho, Subdiretora Geral da Direção Geral dos Assuntos Europeus, em representação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

 

 

CONCLUSÕES

A Europa enfrenta uma série de desafios, associados à produtividade, à mudança tecnológica e às alterações demográficas, que têm grandes implicações para a competitividade regional e para a coesão.

Precisamos de distinguir entre “coesão” como objetivo e “política de coesão” como instrumento. As políticas macroeconómicas e as reformas estruturais não são espacialmente cegas ou neutras, sendo necessária uma abordagem de base local mais flexível relativamente à escala espacial das intervenções.

O desenvolvimento de capacidades é crítico, mas não é apenas uma questão de competências, estruturas e ferramentas, é, sobretudo, uma questão de fatores intangíveis, como confiança e uma vontade de aprender e inovar”.

Foram estas as principais conclusões de John Bachtler, professor da Universidade de Strathclyde e membro do European Policies Research Centre, o moderador da mesa redonda do Seminário Internacional "Convergência Económica e Políticas de Desenvolvimento Regional".

 

| APRESENTAÇÕES:

| António Ramos – Notas de um percurso

| Eric Von Breska - Performance of low income and low growth regions in Europe

| Joaquim Oliveira Martins - Regional Economic Convergence: evidence and policies

| Jonh Bachtler - Conclusions Round Table | Conclusões Mesa Redonda

| Rui Monteiro - Territórios e Convergência Real: a Região do Norte no contexto nacional e da União Europeia

 

| GALERIA de IMAGENS

 

 

Fonte: AD&C/NCD/UPR