SEMINÁRIO INTERNACIONAL "Serviços Sociais de Interesse Geral e Coesão Territorial: Experiências e Desafios"


ÉVORA | 13 DE NOVEMBRO | CCDR ALENTEJO

 

No dia 13 de novembro, realizou-se o seminário internacional “Serviços sociais de interesse geral e coesão territorial: Experiências e Desafios”, promovido pela AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, com lugar no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora.

O seminário, com presença de peritos nacionais e internacionais, procurou refletir sobre os desafios que a provisão de serviços de educação, saúde e outros serviços sociais enfrentam no contexto europeu e deu a conhecer algumas experiências de outros Estados-Membros.

Os participantes discutiram estes temas em dois painéis:
 

PAINEL I: Os desafios dos serviços de interesse geral na Europa pós-2020

PAINEL II: Desafios na territorialização colaborativa nos serviços socias de interesse geral - o modelo territorial e as questões demográficas
 

O encontro teve como objetivo dar resposta às seguintes questões:
 

  • Que desafios enfrentam os serviços de educação, saúde e outros, no contexto europeu?

  • Quais as experiências dos outros Estados-Membros?

  • Que desafios impõem a evolução demográfica e territorial em Portugal? 


Tendo por referência a política de coesão, debateu-se ainda sobre a provisão destes serviços em Portugal e a sua interligação com questões-chave como a evolução demográfica e territorial.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as experiências europeias que traduzem novos modelos de governança dos serviços sociais, em particular nas áreas da Saúde e cuidados continuados, Emprego e Educação.

Este Seminário visou contribuir para a promoção do crescimento e coesão entre as regiões.

Consulte aqui o PROGRAMA.

 

Fonte: AD&C-NCD/UPR