SEMINÁRIO INTERNACIONAL "Território, Políticas e Governança"


LISBOA | 12 DE MARÇO | REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA

 

No próximo dia 12 de Março, a AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., promove um seminário internacional sobre Modelos de Governança e a Territorialização das Políticas Públicas, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Que escalas, que atores e que modelos de cooperação são mais propícios a uma articulação mais eficaz entre os objetivos das políticas e os cidadãos?

Para responder a esta questão o seminário centra-se em dois painéis de debate, dedicados aos seguintes temas:
 

| Governança pública: atores, escalas e desafios 

| Governança territorial: instituições, escalas e políticas


Neste debate vão estar reunidos peritos internacionais como Fabrizio Barca, perito internacional em políticas de base territorial, Claire Charbit, perita da OCDE em mecanismos de governança multinível, Andrés Rodriguez Pose e John Bachtler, investigadores nas áreas das políticas públicas e desenvolvimento regional, bem como diversos atores nacionais nas diferentes escalas de implementação das políticas públicas.

Este seminário conta ainda com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza e do Diretor Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, de Marc Lemaitre.

Num contexto de plena operacionalização do Portugal 2020 e no âmbito da preparação da nova estratégia para o período pós 2020, este debate terá por base a análise da longa experiência nacional e europeia de governação multinível, tendo em vista os diferentes mecanismos de governança do território e das políticas públicas.

Acompanhe este SEMINÁRIO.

Consulte o PROGRAMAefetue a sua INSCRIÇÃO gratuita.

Para mais informações: eventos@adcoesao.pt | +351 218 814 000

 

 

Fonte: AD&C-NCD/UPR