Sessão informal #makethemost sobre financiamentos UE para a Cultura

12/06/2018

No próximo dia 2 de julho realiza-se a primeira sessão informal #makethemost que pretende elucidar os participantes sobre financiamentos europeus para as Artes e a Cultura.

Promovida pela Fundação GDA, o encontro tem lugar entre as 18h00 e as 21h00, no Pólo das Gaivotas, em Lisboa.

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos.

Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus+, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas muitas vezes não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder.

Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus. Em 2018, o projeto #makethemost representa um importante desenvolvimento.

O projeto #makethemost pretende proporcionar motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais.

Através da realização de sessões informais ao final da tarde, em espaços privilegiados, é fomentado o diálogo e a troca de experiências.

Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

Para a primeira sessão informal, vamos conhecer as experiências dos projetos PROCURARTE e Westway, pela voz dos seus criadores, discutir as especificidades de tornar europeu um processo criativo, com todas as fragilidades conhecidas.

 

Fonte: Fundação GDA