SOLANCIS aumenta capacidade de produção e inovação com apoio do COMPETE 2020

11/05/2018

A SOLANCIS, empresa do Setor da Pedra Natural, concretizou um grande investimento aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, preparando a empresa para o novo paradigma da Indústria 4.0, com apoio do Programa Operacional COMPETE 2020.

A SOLANCIS, iniciou a sua história na década de 1900, quando a extração e a transformação de pedra natural se faziam apenas com a ajuda de alavancas e serrotes. Atualmente a empresa é detentora de tecnologias de ponta e metodologias inovadoras, sendo uma das Empresas Líder do Setor da Pedra Natural em Portugal, e uma das mais fortes a nível Europeu.

Samuel Delgado, Administrador da SOLANCIS sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto “Manufacturing the Future by Solancis”.

O apoio do COMPETE 2020 permitiu à empresa concretizar um grande investimento, aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, preparando a empresa para o novo paradigma da Indústria 4.0. Sem este apoio não teria sido possível realizar este investimento em 24 meses. Destaca-se o aumento da produção, inovação, automatização e a combinação de várias tecnologias para a integração de atividades. Assim a empresa consegue manter o seu posicionamento no mercado de forma competitiva face aos países extracomunitários e diferenciadora face a concorrentes dos países mais evoluídos.

O projeto visou reforçar a competitividade da empresa pela via da inovação e a empresa definiu como objetivo aumentar a sua capacidade de produção em cerca de 25%.

Para este aumento da capacidade de produção e aumento da inovação, a SOLANCIS aumentou a capacidade instalada, através do conceito de Fábrica do Futuro, aumentando a automatização e combinando várias tecnologias para a integração de todas as atividades.

O aumento da capacidade de produção continuou a respeitar a gestão lean (fazer mais, com menos, em menos tempo e melhor) e o modelo de negócio da SOLANCIS: apostar na produção de obra à medida.

O Plano de Investimento incidiu sobre um número alargado de áreas funcionais da Empresa, nomeadamente as Pedreiras, a Fábrica, os Escritórios e Showroom, subdividido em 6 grandes categorias:

  • Remodelação e ampliação de instalações

  • Hardware e Software informático e Comunicações

  • Equipamentos de produção - para a Extração e Transformação

  • Equipamentos de movimentação de cargas - para a Extração e Transformação

  • Equipamentos para controlo e otimização do consumo energético e controlo do desempenho dos equipamentos

  • Equipamentos de tratamento de resíduos e subprodutos

Pelos resultados alcançados e posicionamento no mercado, a empresa SOLANCIS foi uma das empresas selecionadas, a nível nacional pela COTEC PORTUGAL e a AESE Business School, para participar em iniciativas de promoção e divulgação das melhores práticas em Gestão Industrial.

O projeto “Manufacturing the Future by Solancis” contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 7 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4 milhões de euros.

 

Fonte: Compete 2020