'Tech Visa' e mais 100 milhões para projetos tecnológicos

08/11/2018

O FEI - Fundo Europeu de Investimento tem mais 100 milhões de euros para apoiar projetos de Inovação Tecnológica e o ‘Tech Visa’ destinado à atração de quadros qualificados para residirem no país já teve o seu arranque.

Estas duas medidas foram transmitidas por António Costa na sessão de abertura do Venture Summit, no Convento do Beato, na qual também estive presente o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

O líder do executivo adiantou que Portugal, em breve, vai assinar o reforço do investimento ao nível da sua parceria com o Fundo Europeu de Investimento com mais 100 milhões de euros - verba que será aplicada no programa ‘Portugal Tech’, o qual já envolveu cerca de 230 milhões de euros desde a sua criação.

Conforme anunciado, desse total de 100 milhões de euros, 50 milhões de euros saem do IAPMEI e os outros 50 milhões de euros do próprio FEI - um Fundo da União Europeia que faz parte do Plano de Investimento para a Europa (Juncker).

Entretanto está já na calha a Portaria para a criação do ‘Tech Visa’, que se destina a facilitar a permanência em Portugal de quadros qualificados de países extra comunitários.

O ‘Tech Visa’ entrará em vigor a 01 de janeiro de 2019 e pretende complementar o ‘Startup Visa’, que foi criado no âmbito da estratégia de aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e a Índia e que se destina sobretudo a investidores que pretendam instalar startups em Portugal.

 

Fonte: Lusa/República Portuguesa