A A A

22/09/2020

3 Novos Produtos vão ser lançados este mês com apoio do MAR 2020

O ProReMar - Produtos Alimentares com base em Recursos Marinhos, o SeaFilm, película comestível e biodegradável que permite a congelação sustentável de pescado, e o COSMOS, uma nova linha de produtos cosméticos, são três projetos que estão a ser desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Leiria, cofinanciados pelo Programa Operacional MAR 2020.

 

Desenvolver novos produtos alimentares à base de pescado, principalmente de baixo valor comercial, e de algas marinhas ricas em compostos bioativos e elementos minerais é o objetivo do ProReMar, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

 

Este projeto visa a valorização sustentada de recursos alimentares marinhos oriundos da costa de Peniche e inclui a produção de três novos produtos direcionados para o público em geral, incluindo pessoas com restrições alimentares optativas, como os vegans.

 

O SeaFilm, também associado à indústria alimentar, consiste no desenvolvimento de uma película comestível e biodegradável, que permite a congelação sustentável de pescado. Com esta solução, que visa a substituição das películas de plástico, pretende-se ir ao encontro do compromisso assumido pela União Europeia para a proibição da utilização de plásticos de utilização única.

 

Já o projeto COSMOS visa a formulação de uma linha de produtos na área dos cosméticos, contendo compostos de origem marinha com propriedades antioxidantes e fotoprotetoras.

 

Neste âmbito, é feita a identificação e caracterização de compostos bioativos extraídos da alga invasora Asparagopsis Armata, localizada ao largo da costa de Peniche e da Reserva Natural das Berlengas, com vista à valorização deste recurso inexplorado, que contribuirá também para uma economia sustentável.

 

 

Fonte: Mar 2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo