A A A

18/11/2020

Algarve promove ‘Diálogos na Região: O que a Europa faz por mim’

O Centro de Informação Europe Direct do Algarve, a CCDR Algarve e as Associações de Desenvolvimento locais IN Loco e Vicentina, promovem um Ciclo de Diálogos na Região dedicados a divulgar os resultados da Política de Coesão neste território.

 

Este ciclo de webinars, pretende ser um espaço de informação mas sobretudo de discussão e de debate entre os intervenientes e a comunidade dando a conhecer a Estratégia 2030 para a Região.

 

Os eventos são cofinanciados pela DG Regio e União Europeia. 

 

SESSÕES

 

  1. 19 Novembro, S. Brás de Alportel, Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares Locais
  2. 17 de dezembro, Aljezur, Qualidade de vida no parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

 

A sessão desta quinta-feira, dia 19 de novembro, a partir de São Brás de Alportel, abordará a temática da 'Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares Locais'.

 

Com arranque às 15 horas e moderada pela jornalista Susana de Sousa, a conversa desta sessão decorre na plataforma ZOOM e centrar-se-á na temática da “Sustentabilidade dos sistemas alimentares locais”, abordando as seguintes questões:

 

1. Porque é que, em contexto de pandemia, a necessidade da existência de Sistemas Alimentares Locais, vivos, participados e sustentáveis, adquiriu um renovado interesse por parte da comunidade?
 

2. Como podemos complementar e harmonizar as atuais respostas dos Sistemas Produtivos Globais e massificados com os Sistemas Alimentares Locais?
 

3. Na "Estratégia do Prado ao Prato", apresentada em 20 de maio de 2020, a Comissão Europeia (CE) pretende construir um sistema alimentar sustentável na União Europeia (UE) que salvaguarde a segurança alimentar e proteja as pessoas e o ambiente. Muitas pessoas vêm este objetivo com incredulidade e até desconfiança, face ao histórico da PAC. Como demonstrar que este é um objetivo concreto e real?
 

4. Quais os elementos-chave e os problemas críticos a ultrapassar para que os Sistemas Alimentares Locais sejam sustentáveis, tanto do ponto de vista económico como social e ambiental?

 

Este evento pretende ser um espaço de diálogo entre decisores, peritos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral e assinala a Semana Europeia da Redução de Resíduos que se celebra este ano de 21 a 29 novembro.

 

Toda a informação será disponibilizada no evento de Facebook e a participação é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

 

Mais Informações: europedirect@ccdr-alg.pt

 

 

Fonte: CCDR Algarve

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo