A A A

02/04/2020

Apoios a redes de recolha selectiva de resíduos no Funchal e Santa Cruz

As redes de recolha selectiva de resíduos no concelho do Funchal e de Santa Cruz deverão ser reforçadas ainda este ano, uma vez aprovadas as candidaturas no âmbito do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

Na sequência de análise e parecer do IDR - Instituto de Desenvolvimento Regional, foram aprovadas as candidaturas dos dois municípios. Ao todo, são cerca de 1,3 milhões de euros de fundos da União Europeia para a modernização das redes de recolha selectiva destes concelhos e que se destinam a proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

 

No caso do Funchal, o projeto vem complementar ações que já têm vindo a ser desenvolvidas em projetos cofinanciados pelo PO SEUR e irá possibilitar o reforço da rede de equipamentos, melhorar a rede de recolha selectiva de resíduos, diminuir a produção de resíduos indiferenciados na fonte e promover a valorização material dos resíduos, em detrimento da valorização energética. 

 

O investimento total é de 890 mil euros, com uma comparticipação por Fundo de Coesão de cerca de 659 mil euros, o que corresponde a 74% do valor elegível. 

 

Em Santa Cruz, o projeto tem por objetivo o reforço das redes de recolha selectiva de resíduos naquele concelho e visa a implementação de um conjunto de ações com vista a reforçar a rede de recolha selectiva de resíduos, num investimento total de 850 mil euros e comparticipação por Fundo de Coesão de cerca de 629 mil euros. 

 

Na qualidade de Organismo Intermédio do PO SEUR, o IDR aprovou, também, duas candidaturas da empresa pública A.R.M. - Águas e Resíduos da Madeira. 

 

Uma primeira candidatura para a optimização e melhoria da qualidade da água dos sistemas de abastecimento, com um montante elegível de 1,8 milhões de euros e comparticipação por Fundo de Coesão de cerca de 1,5 milhões de euros.

 

A outra candidatura, tem um investimento elegível de 1,5 milhões de euros e comparticipação por Fundo de Coesão de 1,1 milhões de euros, que visa o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial através do aumento da recolha selectiva do Sistema Multimunicipal de Águas e de Resíduos na Região Autónoma da Madeira. 

 

Todas estas operações no âmbito do PO SEUR foram aprovadas entre 28 de Fevereiro e 26 de Março.

 

Fonte: DN Madeira/POSEUR

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo