A A A

18/03/2021

Apresentação do Projeto 'Gestão de Plantas Invasoras Aquáticas no Território - Coimbra'

Realiza-se hoje a apresentação pública do ‘Projeto de Gestão de Plantas Invasoras Aquáticas no Território – CIM Região de Coimbra’, cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

O Projeto visa a execução de ações de Prevenção, Controlo e Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras, concertadas com todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

 

No âmbito desta operação PO SEUR, financiada pelo Fundo de Coesão, o beneficiário CIM Região de Coimbra faz a sua apresentação pública, com destaque para a técnica adotada no controlo de plantas invasoras aquáticas, com recurso a um veículo anfíbio.

 

As intervenções pretendem a erradicação das principais manchas de espécies exóticas invasoras identificadas no território, nomeadamente, Jacinto-de-água, Erva-pinheirinha, Elódea-africana, Acácia de Espigas, Acácia Mimosa e Australia, e contribuir para o cumprimento dos seguintes objetivos:

 

  • Controlar espécies invasoras e prevenção de entrada de novas espécies;

 

  • Reabilitar Áreas Protegidas e Classificadas, com elevado valor patrimonial;

 

  • Melhorar o estado de Conservação das Áreas Protegidas e Classificadas;

 

  • Inventariar a cartografar as espécies exóticas invasoras existentes na Região;

 

  • Avaliar a eficácia das metodologias aplicadas, ao nível do controlo e erradicação, em termos espaciais e do impacto real ou potencial sobre as espécies e habitats protegidos;

 

  • Sensibilizar os diversos públicos-alvo e divulgar a problemática das espécies invasoras;

 

  • Realizar ações de voluntariado que promovam o envolvimento das populações.

 

A operação tem como metas intervir em:

 

  • 2159 hectares de superfície onde predomina a espécie ou habitat que vai beneficiar das ações de melhoria do estado de conservação;

 

  • 4,76% de espécies invasoras face à superfície total afetada pelas espécies exóticas invasoras (pelo somatório das áreas de Rede Natura 2000 ou Áreas Protegidas - 45364,02 ha).

 

A apresentação tem lugar no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, e conta com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

 

     

     

     

    Fonte: POSEUR

    Tem dúvidas?
    outros conteúdos
    Partilhe o site PT2020
    Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
    Topo