A A A

15/04/2021

Arranca expansão do Metro de Lisboa, com apoio PO SEUR

Arrancou ontem, dia 14 de abril, a obra de expansão do Metro de Lisboa com a construção da linha circular, que tem apoio de fundos da União Europeia.

 

Na cerimónia de apresentação do projeto aprovado pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, foi assinado o Auto de Consignação referente às obras do Lote 1 do Plano de Expansão da Rede, que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo.

 

O Grande Projeto ‘Expansão do Sistema do Metropolitano de Lisboa’ consiste no prolongamento da atual rede do Metro, desde a estação do Rato até à estação Cais do Sodré, cerca de 1.984 m em túnel, e na construção de dois novos viadutos no Campo Grande, totalizando cerca de 568 m, garantindo as novas ligações das linhas Amarela e Verde, para permitir a operação em Linha Circular.

 

Serão também construídas duas novas estações de metro em áreas consolidadas da cidade – Estrela e Santos - e será remodelada a estação Cais do Sodré, que constitui um dos mais importantes interfaces de Lisboa, cuja área de influência será alargada com a construção de um novo átrio e de novos acessos à superfície e de ligação com o comboio.

 

A Decisão de Execução da Comissão Europeia de 18.06.2020 aprovou a contribuição financeira para o grande projeto ‘Expansão do Sistema do Metropolitano de Lisboa’, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 83 M€.

 

Esta obra representa um investimento superior a 210 milhões de euros e deverá terminar daqui a três anos.

 

No próximo ano, deverá começar a expansão da linha vermelha, que vai ligar São Sebastião a Alcântara, e que terá quatro novas estações de metro: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.

 

Saiba mais aqui.

 

 

Fonte: POSEUR/PortugalGov

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo