A A A

01/04/2021

Arranca projeto-piloto de Aquicultura Multi-trófica Integrada

A Universidade de Aveiro criou uma instalação-piloto composta por 8 linhas de produção, para estudar e demonstrar o funcionamento de um novo sistema de aquacultura designada 'Aquicultura Multi-trófica Integrada'.

 

O projeto, financiado em mais de um milhão de euros, pelo Programa Operacional Mar 2020, estará em operação no final de abril, havendo, segundo o beneficiário, já 2 empresas interessadas em desenvolver estudos em parceria na instalação-piloto sediada no recinto do ECOMARE, em Ílhavo.

 

Esta instalação funcionará em circuito fechado, com recirculação da água e cumprindo objetivos de sustentabilidade, circularidade e biossegurança.

 

Dará especial ênfase à produção de espécies como o robalo, dourada ou gambas-tropicais, típicas do nível trófico mais elevado (consumidores secundários) e vulgarmente alimentadas com ração que nunca é consumida na sua totalidade.

 

Já a ostra, a serradela ou os pepinos-do-mar, espécies do nível trófico logo abaixo (consumidores primários) serão usadas para aproveitamento da matéria orgânica particulada, e, no primeiro nível trófico, dito dos produtores, serão produzidas espécies como a salicórnia (sem solo) e a alface do mar que utilizam os nutrientes dissolvidos na água.

 

Saiba mais aqui.

 

 

Fonte: Mar2020/UA

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo