A A A

30/01/2020

Balanço da Execução do Programa 3 EM LINHA

Foi recentemente divulgado o Balanço da Execução do 3 EM LINHA - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018/2019.

 

O 3 EM LINHA tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida.

 

Conciliar melhor a vida profissional, pessoal e familiar favorece a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica.

 

A maioria das medidas que compõem o Programa, lançado a 5 de dezembro de 2018, já foi plenamente executada ou lançada, entre as que têm maior impacto na vida das pessoas, designadamente no que se refere a práticas de conciliação nas entidades empregadoras no setor público e privado, à proteção da parentalidade e ao investimento em equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação.

 

Saiba mais, consultando o BALANÇO que dá conta dos principais desenvolvimentos e instrumentos de execução entre 2018 e 2019, no âmbito dos QUATRO EIXOS do Programa 3 EM LINHA:

 

EIXO 1 – IMPACTO PARA A CONCILIAÇÃO

 
Agrega medidas que mobilizam diferentes tipos de entidades empregadoras para o desenvolvimento de práticas promotoras da conciliação e para sua difusão.
 

EIXO 2 – CONCILIAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 
Agrega medidas que representam o compromisso da Administração Pública central e local com a promoção da conciliação.

 

EIXO 3 – EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E INCENTIVOS PARA A CONCILIAÇÃO

 
Agrega instrumentos que favorecem a conciliação, nomeadamente, no domínio do cuidado, da educação, dos transportes e da saúde.

 

EIXO 4 – CONHECER PARA CONCILIAR

 
Agrega medidas que conduzem à produção de conhecimento e à sua divulgação, suscetíveis de apoiar o desenvolvimento de novas ações.

 

 

Fonte: República Portuguesa

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo