A A A

29/06/2020

BEI e CE disponibilizam mais 4,9 mil milhões de euros para combate ao coronavírus

A Cimeira de Doadores «Objetivo Mundial: Unidos para o futuro», organizada pela Comissão Europeia e pela Global Citizen, mobilizou 6,15 mil milhões de euros de financiamento adicional a fim de contribuir para desenvolver e assegurar um acesso equitativo a vacinas, testes e tratamentos para o coronavírus.

 

Os fundos mobilizados apoiarão também a recuperação económica nas regiões e comunidades mais frágeis do mundo.

 

Este montante inclui um compromisso de financiamento pelo Banco Europeu de Investimento, em parceria com a Comissão Europeia, de 4,9 mil milhões de euros e um compromisso de financiamento pelos Estados-Membros da UE de 485 milhões de euros.

 

Aumenta assim para 15,9 mil milhões de euros o montante total dos compromissos assumidos no âmbito da maratona mundial de angariação de fundos em Resposta Mundial ao Coronavírus, lançada a 4 de maio por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

 

A cimeira contou com a participação de 40 governos, que se comprometeram a assegurar o acesso universal aos medicamentos contra o coronavírus. Prometeram ainda que contribuiriam, de forma equitativa e justa, para a reconstrução das comunidades mais afetadas pela pandemia.

 

Em sinal de solidariedade mundial, a cimeira alcançou compromissos no respeitante a capacidades de produção de mais de 250 milhões de doses de vacinas destinadas aos países de rendimento médio ou baixo.

 

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: «O mundo só se verá livre desta pandemia quando estiverem disponíveis vacinas, testes e tratamentos acessíveis a todos os que deles necessitem. Os compromissos hoje assumidos e a contribuição da Europa aproximam-nos mais deste objetivo mundial. O empenho da Europa é de longo curso. Recorreremos a todo o nosso poder de mobilização para o bem comum. Existe uma aliança forte para vencer este vírus, em conjunto.»

 

A campanha Objetivo Mundial: Unidos para o Futuro foi lançada em 28 de maio, com o patrocínio da presidente Ursula von der Leyen. É um marco no âmbito da Resposta Mundial ao Coronavírus, a ação mundial para o acesso universal à vacinação, ao tratamento e aos testes de coronavírus a preços acessíveis.

 

É a resposta da Comissão Europeia ao apelo mundial para a ação, lançado pela Organização Mundial da Saúde juntamente com os governos e os parceiros, em 24 de abril de 2020, face à pandemia.

 

Dos 15,9 mil milhões de euros angariados desde 4 de maio, 11,9 mil milhões de euros foram prometidos pelos Estados-Membros, pela Comissão e pelo Banco Europeu de Investimento. Destes 11,9 mil milhões de euros, 6,5 mil milhões foram angariados entre 4 e 28 de maio.

 

Para mais informações sobre as doações e a sua repartição, consulte a página Perguntas & respostas.

 

 

Fonte: CE Portugal

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo