A A A

10/12/2020

«Bibliomóvel Perto de Si!» já iniciou viagem em Castro Marim

O projeto «Castro Marim (COM) Vida» quer ajudar a combater o isolamento e a solidão dos seniores com a ocupação de tempos livres e o resultado é a iniciativa: «Bibliomóvel Perto de Si!».

 

Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela Associação Odiana, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através do Fundo Social Europeu.

 

A carrinha itinerante já iniciou viagem e vai levar as festividades natalícias, de forma individualizada a todos os cantos do concelho.

 

O agravamento da situação pandémica tem levado a população em risco, nomeadamente os idosos, a situações de isolamento social e geográfico, à solidão, e, em casos mais graves, à depressão.

 

O projeto «Castro Marim (COM) Vida», com o intuito de gerar convívio aos mais isolados, e em simultâneo ultrapassar os constrangimentos das ações em grupo, criou uma alternativa: a «Bibliomóvel Perto de Si!».

 

O veículo conhecido por «Bibliomóvel» (Biblioteca itinerante), pertencente ao Município de Castro Marim, vai percorrer as localidades do concelho promovendo ateliers de artes manuais, como costura e pintura, bem como outros, mais dinâmicos, que incluem tertúlias, leitura, e outras surpresas.

 

A iniciar viagem na época Natalícia, o veículo itinerante arrancou com uma proposta decorativa para as festividades. Salvaguardando as restrições preventivas de COVID 19  a equipa prepara kits individuais com todos os moldes e materiais necessários à atividade. Nesta primeira visita são entregues os kits e 15 dias depois há nova reunião para apresentação do produto final. Esta atividade conta com a participação de uma monitora especializada em costura/trapologia.

 

A «Bibliomóvel Perto de Si!» é dirigida a todos os seniores do concelho de Castro Marim que queiram integrar momentos de convívio e interação social.

 

O veículo itinerante já está a percorrer o concelho de Castro Marim e, para já, passa por Altura, Monte Francisco, Furnazinhas e Alta Mora.

 

A iniciativa é gratuita, mas é de inscrição obrigatória a enviar para clds4g.castromarim@odiana.pt e/ou  telefone +351 281 531 171. 

 

Para mais informações consulte o website: www.odiana.pt ou contacte através do correio eletrónico: clds4g.castromarim@odiana.pt e/ou telefone +351 281 531 171. 

 

 

Fonte: Associação Odiana

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo