A A A

19/06/2020

Bruxelas aprova expansão do Metro de Lisboa

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão para a Expansão da Rede de Metro em Lisboa, uma obra cofinanciada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

A linha circular tem um custo total estimado de 210 milhões de euros, com 46 milhões de euros já no próximo ano e o investimento prevê o prolongamento da linha de metro em 1.900 metros e a construção de duas novas estações (Estrela e Santos) para ligar o Rato ao Cais do Sodré.

 

“O projeto irá melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro da capital portuguesa. Vai ligar a linha amarela, que serve a zona com a maior densidade de empregos, com a linha verde, tornando-a circular. Depois de concluída, a rede de metro melhorada reduzirá os estrangulamentos e os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa”, segundo o comunicado da Comissão Europeia.

 

Este projeto irá também assegurar uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam a partir dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo até ao Cais do Sodré.

 

Além disso, a utilização dos transportes públicos deverá aumentar significativamente após a conclusão do projeto, prevista para 2024. O transporte automóvel deve diminuir em cerca de 25 milhões de passageiros-quilómetro.

 

Tal reduzirá o consumo de energia e as emissões de CO2 em cerca de 5 000 toneladas por ano. De um modo geral, as ligações melhoradas contribuirão para a criação de emprego na região, uma vez que tornará Lisboa mais atrativa para as empresas e os investimentos.

 

“Este projeto trará benefícios para a área metropolitana de Lisboa: ligações mais fáceis entre todos os modos de transporte público, tempos de viagem mais curtos, redução das emissões de CO2 e melhor acesso a estes serviços, nomeadamente para as pessoas com mobilidade reduzida”, segundo a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

 

Consulte a Deliberação n.º 3/2020 da CIC Portugal 2020 que homologou a decisão de aprovação da candidatura pela Autoridade de Gestão do PO SEUR.

 

Saiba mais aqui.

 

 

Fonte: CE Portugal/POSEUR

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo