A A A

28/01/2020

CE prepara Conferência sobre o Futuro da Europa

A Comissão Europeia (CE) apresentou recentemente as suas ideias para moldar a Conferência sobre o Futuro da Europa, que deverá ser lançada a 9 de maio de 2020 - Dia da Europa, 70 anos após a assinatura da Declaração Schuman e 75 anos desde o final da Segunda Guerra Mundial.

 

A Comunicação adotada é o contributo da Comissão para o debate, já animado, em torno da Conferência sobre o Futuro da Europa, um projeto anunciado pela Presidente Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas, para dar mais voz aos europeus sobre a ação da União Europeia e a forma como esta trabalha para os cidadãos.

 

A conferência basear-se-á em experiências anteriores, como os Diálogos com os Cidadãos, ao mesmo tempo que introduzirá uma vasta gama de novos elementos para aumentar a sensibilização e reforçar as formas de que as pessoas dispõem para influenciar as futuras ações da União Europeia.

 

A Comissão propõe duas vertentes de trabalho paralelas para os debates:

 

  • A primeira deve centrar-se nas prioridades da UE e no que a União deveria procurar alcançar: incluindo a luta contra as alterações climáticas e os desafios ambientais, uma economia que funcione para as pessoas, a justiça social e a igualdade, a transformação digital da Europa, a promoção dos valores europeus, o reforço da voz da UE no mundo, bem como a consolidação das bases democráticas da União.

 

  • A segunda vertente deverá centrar-se na abordagem dos temas especificamente relacionados com os processos democráticos e as questões institucionais: nomeadamente o sistema de candidatos principais e as listas transnacionais para as eleições para o Parlamento Europeu.

 

Saiba mais sobre a Organização da Conferência sobre o Futuro da Europa.

 

 

Fonte: CE

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo