Centro de Inteligência Competitiva avança em Campo Maior

Out 8, 2019 | Sem categoria

O Município de Campo Maior viu, recentemente aprovado, pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Alentejo 2020, a Criação do Centro de Inteligência Competitiva (CIC).

 

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre,

O CIC é um projecto de I&I (Investigação e Inovação) à escala do Alentejo, centrado na valorização do conhecimento, pelos dados e a sua transferência para a actividade económica e empresarial dos sectores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.
 

Pretende-se, através da análise e gestão de informação e da ciência dos dados, de forma analítica, criar uma vantagem competitiva, transferindo este conhecimento para as empresas, processando-se no desenvolvimento tecnológico dos seus produtos e serviços, adaptando-os a novos padrões de procura e tendências de mercado, seja por exemplo uma nova embalagem, uma utilização diferenciadora do produto ou até uma nova solução de armazenagem.
 

Este centro irá ser instalado na Antiga Escola da Cooperativa, o que pressupõe uma intervenção de requalificação do edifício, por empreitada de obras públicas. Estes trabalhos vão incidir na reformulação da compartimentação interior com a requalificação de pavimentos, revestimentos, instalações sanitárias, redes eléctricas e de comunicações, abastecimento de águas, redes de águas pluviais, alteração de coberturas e requalificação do espaço exterior.
 

Trata-se de uma intervenção que vai dotar este edifício de um elevado desempenho ao nível da eficiência energética, pelo que a climatização, iluminação e sistema solar fotovoltaico incluem também esta componente. Está ainda prevista a aquisição de mobiliário, equipamento informático e de tecnologias de investigação.
 

Este é um projecto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, representando um investimento total de 991.954,56 euros, financiado a 85%, com o Município a assegurar o valor da contrapartida nacional no valor de 148.793,18 euros.

 

 

Fonte: Alentejo2020/Lusa