A A A

03/07/2019

Conselho Europeu chega a Acordo sobre Lideranças Europeias

Reunido a 30 de junho e a 2 de julho, o Conselho Europeu indicou Charles Michel, o Primeiro-Ministro belga, da família política liberal, para Presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen, Ministra da Defesa alemã, da família política popular, para Presidente da Comissão Europeia, Josep Borell, o Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, da família política socialista, para Alto Represente para a Política Externo e de Segurança, e Christine Lagarde, a francesa que é diretora-geral do FMI, da família política popular, para presidente do Banco Central.

 

O Presidente do Parlamento será, naturalmente, eleito pelos deputados, tendo havido um acordo para divisão da presidência de cinco anos entre populares e socialistas.

 

O Primeiro-Ministro, António Costa sublinhou que “esta solução demonstra um esforço grande por assegurar o equilíbrio de género, entre as diferentes regiões, entre as diferentes famílias políticas e também, sobretudo, garantir para cada uma das funções, pessoas com experiência comprovada quer a nível nacional quer a nível internacional, que dão garantias do cumprimento das funções para que agora são propostas”.

 

Imagem Novas Lideranças Europeias

Saiba mais aqui

Fonte: Portal do Governo/MC

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo