A A A

12/02/2020

Cooperação transfronteiriça integrada na Valorização do Interior

Para aumentar a cooperação entre Portugal e Espanha vão ser tomadas medidas na ordem da Saúde, Educação e Transportes Públicos, anunciou a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

 

O orçamento para a cooperação transfronteiriça ronda os 360 milhões de euros do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e, de entre os vários projetos submetidos, o maior financiamento será aplicado em Planos de Inovação.

 

João Bule, Coordenador do Programa INTERREG Portugal-Espanha na AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, acredita que através da inovação é possível aumentar a cooperação.

 

“Há várias medidas que incluem a preparação do futuro, naquilo que diz respeito à priorização de quais são os investimentos conjuntos a fazer e as prioridades estratégicas e também tudo que tem a ver com partilha de recursos”, explicou Isabel Ferreira nas Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, que aconteceram no IPB – Instituto Politécnico de Bragança.

 

“A cooperação transfronteiriça assume um papel essencial naquilo que é a valorização do interior e também no aumento da competitividade destes territórios pela internacionalização de bens e serviços desenvolvidos à base dos recursos endógenos destes territórios”, disse.

 

“Estamos numa fase em que tem que se capitalizar no sentido de criar estas redes onde a inovação tem um peso preponderante para o sucesso do programa”.

 

O Programa de Valorização do Interior e Plano Estratégico de Cooperação entre Portugal e Espanha será apresentado no dia 27 de Fevereiro, no I Conselho de Ministros Descentralizado, em Bragança.

 

 

Fonte: Bragantia/POCTEP

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo