DESIAM: Desenvolvimento e Implementação de Soluções Industriais Avançadas para a produção de componentes de grande dimensão e de estruturas Metálicas complexas para novos aviões de transporte comercia

Título descrição do projeto: 
Descrição do Projeto
Descrição do projeto
Descrição do projeto: 

O desenvolvimento e a instalação de equipamento de produção inovador na fábrica da Embraer Portugal Estruturas Metálicas em Évora, na região do Alentejo, em Portugal, foi possível graças ao financiamento da UE. As instalações industriais atualizadas serão usadas para fabricar grandes componentes e estruturas metálicas complexas para aeronaves de transporte comercial.

 

O projeto apóia as tentativas da Embraer Portugal de inovar, com um elemento importante das novas instalações sendo a automação de certos processos de produção da planta. A compra de três novas fresadoras é outro aspecto fundamental.

Essas máquinas destinam-se a facilitar a fabricação de componentes metálicos críticos para uso em uma nova ala criada para a futura geração de aeronaves a jato da Embraer. Esta asa incorpora um design inovador que reduz o arrasto aerodinâmico, levando a uma redução de 3,5% no consumo de combustível em comparação com os projetos atuais.

 

Produtos inovadores destinados exclusivamente para exportação
Toda a tecnologia produzida usando o novo equipamento provavelmente será destinada à exportação, e espera-se que esses produtos respondam por 61% das vendas totais da empresa. Além disso, a Embraer Portugal deverá criar 199 novos empregos como resultado dos upgrades de sua fábrica.

Um total de mais de 63,6 milhões de euros está a ser investido no desenvolvimento da fábrica de Évora. Deste montante, cerca de 23,5 milhões de euros são fornecidos através de financiamento da UE.

 

Parte de um conglomerado aeroespacial brasileiro
Embraer Portugal A Estruturas Metálicas é de propriedade da Embraer, um conglomerado aeroespacial brasileiro com sede e uma base de produção em São José dos Campos, estado de São Paulo. Fundada em 1969 como uma corporação de propriedade do governo, a Embraer foi privatizada durante os anos 90. Atualmente, realiza negócios em todo o mundo, fabricando aeronaves comerciais, militares, executivas e agrícolas e fornecendo serviços aeronáuticos.

Em 2008, a Embraer anunciou o lançamento de duas novas fábricas em Portugal, ambas em Évora. Enquanto a Embraer Portugal Estruturas Metálicas se concentra na fabricação de estruturas metálicas usinadas, a outra planta - que tem 37 mil m² de área - lida com a montagem de estruturas compostas. Ambas as usinas se tornaram totalmente operacionais em 2013.

Com uma população de cerca de 56 000 habitantes, Évora é a maior cidade da região do Alentejo. Desde que a Embraer decidiu abrir fábricas na cidade, o setor aeroespacial se tornou uma parte importante da economia local. Espera-se que outros fornecedores se estabeleçam nas terras ao redor dos prédios da Embraer, levando à criação do primeiro cluster aeroespacial de Portugal, dentro de um parque aeronáutico de 877.000 m².

 

Beneficiário
Beneficiário: 
Embraer Portugal Estruturas Metálicas, S.A.
Eixo Prioritário
Reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação
Objetivo Temático
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Fundo
FEDER
Programa
MAC 2014-2020
Localização
Localização: 
Évora
Código de Projeto
Código de Projeto: 
POCI-01-0249-FEDER-000885
Data de Início
03/06/2015
Data de Fim
31/12/2018
Custo Total Aprovado
Custo Total Aprovado: 
63.605.000 €
Fundo da União Europeia Aprovado
Fundo da União Europeia Aprovado: 
23.533.850 €
Taxa de Cofinanciamento
Taxa de Cofinanciamento: 
66%
Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo