Dois projetos CENTRO 2020 na corrida aos Prémios Regiostars 2020

Jul 9, 2020 | Sem categoria

O Centro de Soluções Espaciais da ESA Portugal, promovido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), e as Hortas Sociais da Quinta do Chinco, da Câmara Municipal de Castelo Branco, são os dois projetos financiados pelo Programa Operacional CENTRO 2020 candidatos aos Prémios Regiostars 2020.

 

Os Prémios Regiostars, promovidos pela Comissão Europeia, têm como grande objetivo a identificação de boas práticas e novas abordagens no desenvolvimento regional, destacando projetos originais e inovadores que possam ser atraentes e inspiradores para outras regiões.

 

Os finalistas, selecionados por um júri independente, serão apresentados no dia 9 de julho.

 

O público tem também já a possibilidade de escolher e votar no seu favorito até 15 de setembro em https://regiostarsawards.eu/

 

Conheça melhor os dois Projetos do CENTRO 2020:

 

ESA BIC PORTUGAL, IPN (projeto FINALISTA) CATEGORIA CRESCIMENTO INTELIGENTE: TRANSIÇÃO INDUSTRIAL PARA UMA EUROPA INTELIGENTE

 

O Centro de Soluções Espaciais da ESA Portugal promove tecnologias espaciais em soluções inovadoras para mercados não espaciais, sendo pioneiro na Europa.

 

Este projeto é usado para apoiar empreendedores que pretendem usar ativos espaciais para gerar novos negócios em cidades inteligentes, transportes e logística, saúde, agricultura, economia azul ou meio ambiente.

 

No geral, o projeto teve um impacto nos primeiros 5 anos de mais de 11,5 M € e gerou mais de 100 empregos altamente qualificados em 30 Startups inovadoras.

 

QUINTA DO CHINCO – HORTAS SOCIAIS | CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO – CATEGORIA DESENVOLVIMENTO URBANO: ENVOLVIMENTO DOS CIDADÃOS POR CIDADES EUROPEIAS COESAS

 

Muito mais que uma horta urbana. A Quinta do Chinco, nascida a partir da história e do património local, reúne 8 mil cidadãos, de todas as gerações e organizações, facilita o diálogo, reivindica a co-criação e a auto-responsabilidade e abre suas portas para incluir todos.

 

Uma “quinta que é um laboratório vivo de 4ha” que cresce com, e, através dos cidadãos e contribui para o desenvolvimento local. Uma nova maneira de construir cidades, combinando coesão social e urbana. Semeamos, para colher cidadãos mais responsáveis e ativos na construção de um futuro melhor.

 

 

Fonte: Centro2020