A A A

19/12/2019

Emily O’Reilly reeleita Provedora de Justiça da UE

Emily O’Reilly foi reeleita, esta quarta-feira, para chefiar a Provedoria de Justiça da União Europeia (UE) e o seu papel continuará a ser o de investigar as queixas contra os órgãos da UE.

 

A eleição deu-se na terceira ronda de votação, por voto secreto, durante a sessão plenária de dezembro, em Estrasburgo, tendo conseguido angariar nesta ronda 320 dos 600 votos.

 

Emily O’Reilly tem exercido este cargo desde o dia 1 de outubro de 2013.

 

Anteriormente, desempenhou funções como Provedora de Justiça da Irlanda e Comissária da Informação, Comissária do Ambiente e da Informação, em 2007, e trabalhou como jornalista.

 

O voto seguiu-se a uma audição pública, no dia 3 de dezembro, quando os eurodeputados questionaram os cinco candidatos sobre as suas estratégias para desempenhar o cargo com imparcialidade, visibilidade e transparência.


A Provedoria de Justiça da UE investiga as queixas dos cidadãos, dos residentes da UE e das organizações sedeadas na União Europeia, sobre a má gestão nas instituições ou dos órgãos da UE, como conduta injusta, discriminação, atrasos desnecessários e procedimentos incorretos.

 

A Provedoria de Justiça pode também encetar investigações por iniciativa própria.

 

Os Relatórios sobre estas investigações são entregues ao Parlamento Europeu todos os anos.

 

Fonte: PE

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo