Estação meteorológica em Braga vai permitir recolher dados em tempo real

Out 2, 2019 | Sem categoria

O projeto Estação Meteorológica em Braga, financiado pelo PO SEUR, está equipado com cinco sensores que permitem medir a temperatura e humidade relativa, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica e radiação solar.

 

O sistema é composto por uma plataforma de gestão de dados e visualização de informação. Os dados recolhidos vão ser partilhados com o Município e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estando também em aberto a possibilidade de se efetuar protocolos de colaboração com instituições de ensino e investigação.

 

O projeto é da responsabilidade da CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado, e é financiado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e Fundo de Coesão.

 

Todos os concelhos da CIM Cávado terão um equipamento similar a funcionar até meados de outubro. Trata-se de um investimento global de 81 mil euros nas seis estações meteorológicas.

 

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o equipamento vai permitir “melhorar a identificação das vulnerabilidades do território em função das alterações climáticas, permitindo adotar medidas e delinear estratégias de adaptação/mitigação que tenham em conta as especificidades de cada Município do Cávado”.

 

Para além disso, a iniciativa agrega um aspeto pedagógico e, por isso, os equipamentos serão instalados em locais visitáveis por alunos. Através deste método, procura-se que os jovens compreendam melhor a forma como os Municípios recolhem informações meteorológicas.

 

No dia 18 de outubro, será apresentado publicamente o sistema de aquisição e monitorização das vulnerabilidades da NUT III Cávado às alterações climáticas em pleno funcionamento.

 

De acordo com a Câmara Municipal de Braga, “pretende-se elaborar um plano de ação que vise minorar os efeitos de alterações relacionadas com a existência de ventos mais fortes, pluviosidade intensa em períodos curtos, calor excessivo e períodos mais alargados de seca.”

 

 

Fonte: ComUM/POSEUR