A A A

06/08/2020

‘European City Facility’ apoia investimento em Sustentabilidade Energética

A Associação das Agências de Energia e Ambiente apresentou o ‘European City Facility (EUCF)’ em Portugal, um projeto de referência na União Europeia (UE) que promove o financiamento de projetos de Sustentabilidade Energética em pequenas e médias cidades e municípios.


Estabelecido no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 para a Investigação e Inovação da União Europeia, o ‘European City Facility (EUCF)’ é já uma referência na política energética e climática europeia, sendo um dos projetos referenciados pela UE como essencial para a recuperação económica após a crise sanitária.

 

O gestor de projetos da Energy Cities e coordenador da EUCF, Francisco Gonçalves, afirma que é necessário um investimento anual entre 150 a 200 mil milhões de euros para cumprir as metas do Pacto Ecológico Europeu e que "o quadro financeiro plurianual da UE não vai ser suficiente para que todos os países cumpram com os objetivos climáticos para 2030". Tal justifica a "urgência" de "mobilizar financiamento de outras partes".

 

Existem muitos "programas que têm feito muito por cidades" como o exemplo do ELENA - European Local Energy Assistance, promovido pelo Banco Europeu de Investimento, mas que "têm um requisito de investimento bastante grande", como esse que "prevê e requer um investimento na ordem dos 30 milhões de euros após o desenvolvimento", o que afasta muitas cidades europeias.

 

Além disso, a alocação de recursos humanos é bastante significativa, "aumentando ainda mais as barreiras no seu acesso por parte dos municípios com recursos limitados e necessários para a gestão quotidiana das cidades", como explica o responsável.

 

Deste modo, a EUCF vem corrigir essa falha e dedica-se a cidades de pequena e média dimensão, não excluindo as grandes mas que têm capacidade de se candidatar a outros programas, fornecendo os meios financeiros e técnicos suficientes para desenvolver e amadurecer os vários projetos, na área da Energia e Clima, e acelerar a sua implementação tornando-os mais atrativos para financiamento.

 

A EUCF vai apoiar mais de 200 conceitos de investimento em Sustentabilidade Energética, ao longo de quatro Avisos de Concurso.

 

O primeiro Aviso de concurso já começou e mantém-se aberto até outubro, no qual serão selecionados oito projetos no Sul da Europa.

 

Os restantes Avisos terão a duração de dois meses cada e o segundo já terá a aprovação de 18 candidaturas.

 

 

Fonte:EUCF/Rnae

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo