Europhonica IT vence Prémio Carlos Magno da Juventude 2019

Mai 29, 2019 | Sem categoria

O Prémio Carlos Magno para a Juventude deste ano foi atribuído ao projeto italiano Europhonica IT – programa de rádio onde os jovens partilham as suas histórias e opiniões sobre a Europa.

 

Ontem, durante a atribuição do Prémio em Aachen (Alemanha) o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland afirmou: “A Europhonica é o exemplo perfeito de como aproximar as instituições da União Europeia aos cidadãos, contribuindo para a compreensão do seu funcionamento e melhorando as condições da participação cívica”.

 

Lançado em 2008, o prémio, atribuído conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação Internacional Carlos Magno, está aberto a iniciativas lançadas por jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos envolvidos em projetos que ajudam a promover a compreensão entre pessoas de diferentes países europeus.

 

Os 28 representantes dos projetos nacionais receberam um diploma e uma medalha e vão ter a oportunidade de assistir amanhã à entrega do Prémio Carlos Magno Internacional a António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, que vai ser distinguido por ser “um excelente defensor do modelo europeu de sociedade”.

 

Os três premiados com o Prémio Carlos Magno para a Juventude de 2019 são:

 

  • 1.º Prémio: Itália – Europhonica IT (RadUni – Associazione Operatori Radiofonici Universitari)

 

Europhonica IT é um programa de rádio que dá voz aos estudantes independentes e aos media universitários. A equipa editorial é composta por jovens de França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Alemanha e emite mensalmente a partir do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

 

  • 2.º Prémio: Finlândia – A sua Cidadania Europeia (Parlamento Europeu da Juventude)

 

O projeto Your European Citizenship proporciona uma forma de os jovens finlandeses aprenderem sobre a tomada de decisões da UE e as culturas europeias. Para além de palestras sobre a UE nas escolas, quatro eventos internacionais reuniram cerca de 500 jovens para discutir, debater e formar opiniões sobre temas europeus. Os participantes simularam também a tomada de decisões do Parlamento Europeu.

 

  • 3.º Prémio: Áustria – Muçulmanos contra o antissemitismo, Muslimische Jugend Österreich

 

O projeto-piloto Muslims against Anti-Semitism visa sensibilizar os jovens muçulmanos de ambos os sexos para a questão do antissemitismo numa perspetiva muçulmana interna. Realizaram-se workshops com peritos e foram criados locais de encontro para muçulmanos e judeus, no sentido de promover uma identidade austríaca e europeia comum.

Fonte: PE/MC