A A A

25/08/2020

FabLab inaugura em Alijó para apoiar empreendedorismo e inovação

O município de Alijó inaugura na sexta-feira o FabLab, um laboratório de fabricação digital e prototipagem que visa apoiar a criatividade, inovação e o empreendedorismo, e está de portas abertas à comunidade.

 

Este é o primeiro de dois polos do FabLab Tua a ser inaugurado e é comparticipado por fundos da União Europeia, através do NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

 

O equipamento, que já foi usado para a produção de viseiras de proteção para ajudar no combate à COVID-19, foi criado no âmbito do PEVTUA - Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua, sendo o primeiro a ser instalado no distrito de Vila Real.

 

A autarquia explicou, em comunicado, que o FabLab pretende “potenciar a capacitação tecnológica e empreendedora do concelho de Alijó e de todo o território do vale do Tua, tendo como objetivo fomentar a inovação e a criatividade”.

 

Trata-se de um espaço aberto a toda a comunidade, desde alunos a empresários, onde se pode fazer quase tudo, em diversas escalas de tamanho e em diferentes materiais.

 

O FabLab - Fabrication Laboratory está equipado com máquinas de utilização acessível que permitem a impressão de objetos tridimensionais, o corte computadorizado de materiais, a realização de moldes e a execução de trabalhos de eletrónica.

 

Durante o confinamento provocado pela pandemia o FabLab Tua Alijó antecipou o início da sua atividade e produziu milhares de viseiras de proteção, com recurso a impressoras 3D.

 

As viseiras foram distribuídas pelos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, que estão na primeira linha de combate à COVID-19, dos municípios do Vale do Tua.

 

O segundo FabLab irá abrir em Vila Flor, distrito de Bragança.

 

A cerimónia de inauguração na sexta-feira, em Alijó, conta com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

 

 

Fonte: MundoPortuguês/Norte2020

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo