A A A

14/11/2019

Financiamento para usar Inteligência Artificial na gestão de Sistemas de Incentivos

O projeto ‘Inteligência Artificial na Gestão Incentivos’ arranca em janeiro e visa ajudar as empresas beneficiárias do Programa Operacional COMPETE 2020 a melhorar a eficiência e fiabilidade na avaliação dos projetos. 

 

Assim, o IAPMEI vai avançar com este projeto, que terá início em janeiro do próximo ano, e tem como objetivo primordial melhorar a eficiência e fiabilidade dos objetivos e da gestão de riscos na fase de candidatura. Para o desenvolver vai receber um apoio de fundos da União Europeia de 300 mil euros.

 

A análise de pedidos de pagamento das empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos do Portugal 2020 com recurso a técnicas de aprendizagem automática é outra das missões do projeto, com o objetivo de automatizar abordagens e aumentar a uniformidade e fiabilidade do processo de avaliação dos projetos, permitindo desta forma melhorar o nível de serviço e a capacidade de resposta às empresas.

 

A iniciativa é cofinanciada pelo FSE - Fundo Social Europeu através do COMPETE 2020 e pretende prestar um serviço às empresas menos burocrático e mais eficiente, dinamizando o relacionamento com as empresas através da redução de carga burocrática e redução nos tempos de resposta aos pedidos de pagamento apresentados, reforçando a confiança das empresas no Estado.

 

O projeto Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos assenta em três pilares:

 

  • Aumento do grau de cumprimento dos objetivos contratualizados
  • Redução da carga administrativa para a generalidade das empresas cujos projetos não reúnam perfil de risco, com vantagens para um número elevado de beneficiários e redução dos incidentes com recuperação de incentivo
  • Aumento da fiabilidade da execução e a possibilidade de atuação preventiva que evite aquelas ocorrências

 

Este projeto inovador deverá ainda permitir ganhos de eficiência, com impacto na melhor afetação de recursos internos nas atividades de acompanhamento e verificação de projetos.

 

Um objetivo que se reveste de especial importância tendo em conta que o IAPMEI já foi confrontado diversas vezes com a necessidade de reforçar meios para fazer face às avalanches de candidaturas que por vezes surgem.

 

 

Fonte: ECO/Iapmei/Compete2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo