Fórum ‘Histórias Ibéricas de Coesão’ assinala 30 anos de Interreg

Jan 21, 2020 | Sem categoria

No próximo dia 23 de janeiro realiza-se o Fórum europeu “Histórias Ibéricas”, onde se dará a conhecer o presente e o futuro dos Programas Interreg, a coesão europeia e os fundos regionais, através da experiência do POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

 

No encontro serão apresentados pelos seus responsáveis quatro projetos hispano-portugueses.

Os programas europeus Interreg, com 30 anos, estão divididos em três grupos principais: Cooperação Transfronteiriça, Transnacional e Inter-regional.

 

No atual período 2014-2020 existem cerca de 80 desses programas em funcionamento na União Europeia (UE).

Os mais numerosos, cerca de 60, são os programas Transfronteiriços, como o POCTEP, um exemplo de coesão europeia entre os dois países da Península Ibérica ao longo da sua raia, a maior e mais antiga fronteira da UE.

Desde março passado, a Lusa e a EFE, numa aliança pioneira, com o apoio da Direcção-Geral da Política Regional da Comissão Europeia, têm dado destaque a estes projetos de cooperação europeia, que vão desde as grandes infraestruturas até às pequenas iniciativas, mas todos com o denominador comum de ter um impacto positivo na vida das pessoas.

Crónicas e reportagens multimédia das “Histórias Ibéricas” para retratar e aproximar aos públicos português e espanhol um conjunto de projetos espalhados pelos dois lados dos 1.234 quilómetros da fronteira comum.

A UE promove a cooperação de diferentes formas. Uma delas é através dos programas de cooperação, que atribuem mais de 10 mil milhões de euros para que as regiões trabalhem em conjunto nos desafios comuns: adaptação climática, inclusão social, migração e inovação, entre outros.

 

O Interreg Portugal-Espanha já fez a gestão de mais de 400 milhões de euros no atual programa-quadro 2014-2020.

“A Europa és tu” foi o lema da última comemoração do Dia da Cooperação Europeia.

 

 

Fonte: POCTEP/AD&C