A A A

24/03/2020

Fundos da UE impulsionam dinamismo nas empresas do Centro

Os Fundos da União Europeia têm sido decisivos para o desenvolvimento da dinâmica empresarial da região Centro, que conta, até ao final de 2019, com um total de 4.530 projetos empresariais financiados no âmbito dos Programas Operacionais CENTRO 2020 COMPETE 2020.

 

O investimento ronda os 4.100 milhões de euros, mobilizando incentivos de 1.773 milhões de euros. 

 

Estes projetos empresariais procuram sobretudo promover a alteração de processos produtivos e organizacionais, de forma a aumentar a produtividade e a competitividade.

 

A aposta na inovação e a capacitação para a economia digital no âmbito da Indústria 4.0 têm também mobilizado as empresas a procurar novas fontes de investimento e a aumentar a procura de fundos da UE. 

 

Grande parte dos fundos aprovados no Sistema de Incentivos às Empresas foram dirigidos a PME (96%) e à Indústria Transformadora (59%). Relativamente à sua distribuição territorial, as Regiões de Aveiro e de Leiria lideram em número de candidaturas e níveis de execução, sendo as regiões que absorveram maior volume de apoios. 

 

Estes dados são reveladores da dinâmica empresarial que carateriza a região e da importância que as empresas reconhecem aos sistemas de incentivos no apoio às suas estratégias de investimento e, consequentemente, o papel que desempenham na modernização e internacionalização das empresas, sendo um instrumento de politica pública fundamental para o crescimento económico. 

 

Um outro indicador relevante desta dinâmica empresarial é que, nos últimos anos, tem aumentado, na região Centro, o número de empresas galardoadas com o estatuto de PME Excelência, ou seja, empresas que se afirmaram com a sua estratégia de crescimento e se evidenciaram pelo seu excecional desempenho, sendo responsáveis por um elevado número de postos de trabalho.

 

Cerca de um quarto das empresas PME Excelência do país estão localizadas no Centro de Portugal, sendo, assim, habitualmente, a segunda região portuguesa com mais empresas galardoadas.

 

As PME Excelência da região estão distribuídas pelo território, tendo, nos últimos anos, uma disseminação por 70 a 80 municípios. Em termos setoriais, repartem-se por diversos setores de atividade, destacando-se, no entanto, um maior número de empresas da indústria e do comércio

 

A importância das empresas para o aumento da competitividade e coesão de uma região faz com que continue a ser prioritário promover os apoios para o tecido empresarial, quer na vertente da qualificação, internacionalização e inovação produtiva quer na promoção de projetos entre as empresas e o sistema científico e tecnológico numa lógica de maior criação de valor. 

 

 

Fonte: CCDRC

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo