Fundos da União Europeia beneficiam Regiões e Cidadãos

Dez 20, 2019 | Sem categoria

Segundo o Relatório Estratégico de 2019 sobre a implementação dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, o financiamento da União Europeia traz benefícios concretos para as regiões da União e para os seus cidadãos.

 

Os projetos financiados pela UE criam o equivalente a 300 000 postos de trabalho, melhoram o acesso à banda larga para cerca de 8 milhões de famílias, ajudam a melhorar as oportunidades de emprego de 23 milhões de cidadãos e apoiam a reconstrução de mais de 1 300 km de linhas ferroviárias.

 

A este respeito Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas, declarou que “Os países da UE contam com o apoio prestado pelos fundos da UE para impulsionar o crescimento sustentável, o emprego e as reformas. Juntos, garantimos que ninguém nem nenhuma região são deixados para trás. Incentivo todos os Estados-Membros a manterem a dinâmica na implementação dos projetos no terreno, para que os futuros desafios ecológicos e digitais passem a constituir outras tantas oportunidades, com a ajuda da UE.”

 

Até setembro de 2019, já tinham sido afetados 500 mil milhões de euros a projetos concretos nas regiões da UE, o que representa 75 % do orçamento dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020.

 

O Relatório mostra que o financiamento da UE foi investido em áreas prioritárias, tais como Investigação e Inovação, projetos de apoio à Descarbonização e outras medidas para combater as Alterações Climáticas e iniciativas que aumentem o Emprego, apoiem a Educação e a Formação e promovam a Inclusão Social.

 

Consulte aqui a FICHA relativa a PORTUGAL.

 

Fonte: Rep. CE Portugal