Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal recebeu selo ‘Leading Quality Trails’

Nov 8, 2019 | Sem categoria

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) recebeu o selo ‘Leading Quality Trails – Best of Europe’, em Châtenois, França, pela European Ramblers Association – Associação Europeia de Caminhada, no dia 24 de Outubro.

 

Esta certificação destaca os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado e a sua riqueza cultural e natural.
 

A GR22 liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal em mais de 600 km de extensão, num percurso circular, que envolve alguns dos mais belos parques naturais e reservas de Portugal, classificadas como Património Mundial da UNESCO: o Parque Natural do Douro Internacional e Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Parque Natural do Tejo Internacional, e o Parque Natural da Serra da Estrela, cuja candidatura a Geopark Mundial foi recentemente aprovada pela UNESCO.

 

Além destes territórios UNESCO, a GR22 integra ainda outros parques e reservas naturais, como a Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Reserva Natural da Serra da Malcata, a Área Protegida Privada da Faia Brava e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.
 

A GR22 é também um importante recurso de interpretação do território, centrado na lógica de rede que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal e que envolve cerca de 104 localidades e 20 municípios: os 10 que integram a Rede (Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso) e ainda os municípios da Guarda, Castelo Branco, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel e Seia.
 

A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal conta com o apoio do Programa Operacional CENTRO 2020, através do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

 

Fonte: LQT/Guardaonline