A A A

29/04/2021

‘Guia de Viagem a Uma Economia Competitiva’ debateu a nova Política Industrial Europeia

Decorreu ontem a Conferência de Alto Nível ‘Guia de Viagem a Uma Economia Competitiva’, que teve na agenda temas prioritários da nova Política Industrial Europeia, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

No atual contexto pandémico, as questões da resiliência, da autonomia estratégica, da descarbonização e da inovação ganharam ainda maior centralidade, obrigando a refletir sobre a realidade industrial dos Estados-Membros.

 

Na sua Presidência semestral do Conselho da União Europeia, Portugal tem procurado contribuir para a discussão do novo paradigma da estratégia industrial comunitária, que passará pela dupla transição ecológica e digital.

 

Na conferência de ontem intervieram alguns dos protagonistas que podem contribuir para o novo paradigma e implementá-lo no terreno.

 

Representantes dos principais clusters de competitividade, associações empresariais, entidades públicas e figuras de referência debateram a importância de agregar conhecimento e produção e de implementar mecanismos de cooperação, para que sejam atingidos níveis mais altos de competitividade dentro e fora das fronteiras de cada país.

 

A Conferência foi organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e dinamizada pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, em parceria com o IAPMEI, com o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020.

 

 

Fonte: 2021PortugalEU

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo