A A A

20/05/2020

Horizonte 2020 com 122 milhões de euros para investigação ao coronavírus

A Comissão Europeia mobilizou mais 122 milhões de euros do seu programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 para a investigação sobre o coronavírus, urgente e necessária.

 

O novo convite à manifestação de interesse enquadra-se no compromisso assumido pela Comissão no valor de 1,4 mil milhões de euros em favor da iniciativa Resposta Mundial ao Coronavírus, lançada pela Presidente Ursula von der Leyen em 4 de maio de 2020.

 

Este novo convite vem na sequência de uma série de Ações de Investigação e Inovação financiadas pela UE para combater o coronavírus e complementa ações anteriores destinadas a desenvolver testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas, reforçando a capacidade para produzir e implantar soluções facilmente disponíveis, com vista a satisfazer rapidamente as necessidades mais prementes.

 

Visa também perceber melhor qual o impacto comportamental e socioeconómico da epidemia.

 

Os projetos financiados no âmbito deste CONVITE à apresentação de propostas devem visar a reorientação da produção para o fabrico rápido de material e equipamento médico essencial, necessário para realizar testes e para tratar e prevenir a doença, bem como o desenvolvimento de tecnologias médicas e ferramentas digitais para melhorar a deteção, a vigilância e a prestação de cuidados aos doentes.

 

O prazo para a apresentação das propostas termina a 11 de junho de 2020, visando o convite a obtenção rápida de resultados. 

 

A Europa e o mundo em geral necessitam urgentemente de soluções inovadoras para conter e atenuar o surto e prestar melhores cuidados aos doentes, sobreviventes, grupos mais vulneráveis, pessoal de primeira linha de saúde e respetivas comunidades.

 

É por esta razão que a Comissão pretende que os trabalhos de investigação comecem o mais rapidamente possível, prevendo prazos mais curtos do que é habitual para a elaboração das manifestações de interesse e a respetiva avaliação.

 

Mais Informações.

 

 

Fonte: CE

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo