Inauguradas Salas do Futuro para todos os alunos de Azambuja com apoio FSE

Nov 20, 2019 | Sem categoria

Estão inauguradas as Salas do Futuro nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja, no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

 

O Município de Azambuja integra ativamente este projeto, cofinanciado pela União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

 

As novas salas estão tecnologicamente bem equipadas com computadores, tablets e grandes quadros interativos, com acesso à Internet, bem como com jogos de Lego, kits de robótica e impressoras 3D, e ainda um mini estúdio com equipamentos de áudio e vídeo.

 

Estas salas assumem-se como espaços de inovação e criatividade que pretendem abrir uma nova visão do processo de ensino/aprendizagem, procurando estimular nos alunos e professores atitudes como Interagir, Criar, Desenvolver, Investigar, Partilhar e Apresentar.

 

São espaços que visam proporcionar uma aprendizagem num ambiente mais dinâmico onde se podem cruzar e enriquecer matérias de disciplinas diferentes.

 

Das 19 salas instaladas em todos os municípios da CIMLT aderentes, o Município de Azambuja conseguiu três, que irão ficar acessíveis – de forma programada – a todas as turmas dos três agrupamentos do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

 

Uma sala encontra-se na Escola Básica de Manique do Intendente, outra na Escola Básica Vale-Aveiras, em Aveiras de Cima, e outra na Escola Básica de Azambuja.

 

Recorde-se que a adesão ao plano PiiCiE LT (2017/2020) contemplou Azambuja com três salas do futuro e uma EMIC-Equipa Multidisciplinar de Intervenção na Comunidade (4 técnicos superiores em Psicologia, Educação e Animação) num total de cerca de 345 mil euros, financiados a 85% pelo FSE – Fundo Social Europeu.

 

O evento contou com breves intervenções do Presidente da Câmara, Luís de Sousa, do Primeiro-Secretário da CIMLT, António Torres, e dos Diretores dos três agrupamentos, e ainda com a presença de vários vereadores do município, professores e alguns encarregados de educação.

 

Na ocasião, alguns docentes acompanhando os seus alunos apresentaram alguns trabalhos que já têm em curso fazendo uso das tecnologias disponibilizadas nestes espaços.

 

 

Fonte: Mais Ribatejo/CM Azambuja