A A A

18/12/2019

Inovação Social ajuda a revitalizar o território

A iniciativa Portugal Inovação Social apresenta, amanhã, a partir das 10h00, no Centro Cultural de Ansião, os 17 projetos, no valor de 1,7 milhões de euros, aprovados no âmbito do concurso Parcerias para o Impacto, destinado a revitalizar o território do Pinhal Interior.

 

Os projetos aprovados já estão em fase de execução, distribuem-se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Proteção Social e Saúde e vão ser implementados em 15 dos 19 municípios do Pinhal Interior: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares, sendo que 12 municípios coinvestiram montantes próprios.
 

“O Pinhal Interior enfrenta desafios sociais muito particulares, como o isolamento e a solidão da população idosa ou o absentismo laboral decorrente dos processos de luto ainda não ultrapassados, tanto relativamente à morte de familiares, como à perda de fontes de rendimento provenientes da agricultura ou criação de gado. Neste sentido, os 17 projetos aprovados pela Portugal Inovação Social procuram contribuir para atenuar estes problemas com soluções inovadoras e eficazes”, explica, em nota de imprensa, a equipa de gestão do Programa.
 

Entre os projetos finalistas, destaque para dois que procuram atenuar a precariedade económica e social do Pinhal Interior, diretamente causada pelos incêndios de 2017.

 

O projeto Abrigo e Horta vai apoiar os agricultores de Arganil, Castanheira de Pera e Oleiros a retomar a sua atividade económica e principal fonte de subsistência, através da construção de 53 abrigos e hortas.

 

Já o projeto Elos com Futuro vai implementar uma ação de apoio ao luto, envolvendo 417 destinatários dos municípios de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande.

 

O concurso em causa foi lançado em Janeiro de 2019, em parceria com a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, como parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, com vista a reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando incentivos à implementação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social orientadas para a resolução dos seus desafios sociais específicos.


A dotação inicial de um milhão de euros do concurso foi ultrapassada, tendo sido destinados a estes projetos 1,7 milhões de euros de financiamento proveniente do Fundo Social Europeu, através do PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, a que se somam 700 mil euros de investimento social, mobilizado através das 61 parcerias firmadas com várias entidades públicas e privadas, totalizando 2,4 milhões de euros de investimento que vão contribuir para a recuperação do território.
 

A sessão será presidida pelo secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, contando, ainda, com a participação da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.
 

 


Fonte: Portugal Inovação Social

 

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo