A A A

05/06/2020

Inovação Social combate isolamento da população sénior de Tavira

O novo Projeto ‘Lado a Lado’, em execução até setembro de 2022, integra a utilização de uma carrinha para interagir com a população residente e uma equipa que irá realizar várias atividades com vista à melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos idosos.

 

O Projeto 'Lado a Lado' - Dispositivo Móvel de Animação Sociocultural Rural, é uma iniciativa da Portugal Inovação Social que se enquadra na Tipologia de Operação (TO) Projetos para a Sustentabilidade, Inovação Social e Experimentação Social – Programa Parcerias para o Impacto, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

 

O novo projeto promovido pela Associação Em Contato Tavira, enquadra-se no âmbito dos paradigmas do envelhecimento ativo e do ageing in place, oferecendo uma abordagem holística e inovadora na área do envelhecimento.

 

“Em execução até setembro de 2022, integra a utilização de uma carrinha para interagir com a população residente e uma equipa que irá realizar várias atividades com vista à melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar, através da animação sociocultural e comunitária, prevendo a realização de visitas regulares às várias localidades do interior da freguesia, para interagir e conviver com a população, a organização de eventos de animação culturais e recreativos, nomeadamente passeios e convívios e a prestação de alguns serviços essenciais”, explica a associação em comunicado.

 

Devido à situação atual de pandemia e para que as pessoas se mantenham em segurança na sua residência, o Projeto Lado a Lado apoia a população do interior através da solicitação de receitas médicas, entrega de medicamentos em domicílio, marcação e acompanhamento a consultas médicas no centro de saúde.

 

Se for necessário também serão efetuadas compras de supermercado, vestuário, calçado, alimentação para animais, pagamentos de eletricidade, telefone e outros ou acompanhamento a serviços. Está ainda disponível um serviço de cabeleireiro social, que leva uma cabeleireira ao domicílio.

 

O apoio deve ser solicitado através os números de telefone 281 249 422 / 927 541 647 / 967 698 860.

 

 

Fonte: PIS/AECT

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo