A A A

20/01/2020

Inscrições abertas para o ‘Mar Film Festival’

Já arrancaram os trabalhos preparatórios da quarta edição do ‘Mar Film Festival’, festival de cinema dedicado ao mar, cofinanciado pelo Programa Operacional CENTRO 2020.

Promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo, está agendado para o período entre 17 e 21 de Abril e até lá, já há um conjunto de atividades que fazem mexer o festival, nomeadamente no âmbito de projetos escolares e com o concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière”, inspirado nos filmes dos irmãos Lumière realizados no início da arte cinematográfica.
 

Trata-se, sustenta a organização, de um desafio criativo, porque impede os concorrentes de utilizar algumas das possibilidades tecnológicas dos meios atuais, obrigando-os a concentrar-se apenas na componente narrativa que a imagem em movimento contém.
 

As obras devem ser submetidas até 15 de Março, seguindo as normas disponíveis no website do Museu Marítimo, sendo que, na edição deste ano, haverá uma pré-seleção das curtíssimas metragens que estarão na fase final do concurso.
 

São admitidas todas as filmagens que espelhem a temática do mar, com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco ou a cores, sem som, sem movimentos de câmara físicos ou ópticos, ficcionais ou documentais.
 

As obras finalistas serão exibidas durante o ‘Mar Film Festival’, seguindo-se a entrega de prémios, nas diversas categorias: dos 12 aos 15 anos; dos 16 aos 18 anos; documentário, a partir dos 19 anos; e ficção, a partir dos 19 anos.
 

Neste momento, também já está a decorrer o concurso Memórias RiaMar, direcionado aos alunos do 3.º Ciclo e do secundário das escolas da região.
 

Dedicada, este ano, à temática Mar e Ria, trata-se de uma competição que distingue entrevistas em vídeo, com o intuito de “promover a interação dos alunos com gentes, memórias e profissões marítimas da região”.
 

O ‘Mar Film Festival’, promovido em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, é cofinanciado pelo FEDER, através do CENTRO 2020.

As obras finalistas serão exibidas durante o ‘Mar Film Festival’, de 17 a 21 de Abril.

 

 

Fonte: MarFilmFestival/Diário Aveiro

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo