A A A

10/07/2020

Interreg lança ‘eBook’ sobre 30 anos de cooperação entre fronteiras

Interreg, programa da União Europeia para a Cooperação Transfronteiriça a nível nacional e regional, está a celebrar 30 anos de conquistas, tendo lançado este mês o eBook|Interreg 30 anos.

 

Desde 1990, o financiamento do Interreg apoiou programas de cooperação entre regiões, órgãos de poder local e cidadãos além-fronteiras. Financiou milhares de projetos e iniciativas que ajudaram a reduzir os obstáculos e a aproximar as pessoas.

 

O Interreg, ou Cooperação Territorial Europeia, como também é conhecido, está no centro do ideal europeu porque incentiva as regiões e os países a abordar desafios que só podem ser resolvidos através da cooperação.

 

COOPERAÇÃO ENTRE PESSOAS, REGIÕES E PAÍSES 

 

As celebrações realizadas ao longo de 2020 constituem oportunidades para demonstrar as muitas conquistas do Interreg. Além disso, centram-se no futuro, lançando um debate sobre a política de cooperação pós-2020.

 

Embora o Interreg abranja a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional, também ancora a cooperação num ambiente político mais sustentável, por exemplo através de Estratégias Macrorregionais e do Ponto de Contacto fronteiriço.

 

O Interreg já está a lutar contra as alterações climáticas e a contribuir para uma Europa mais ecológica. Incentiva os jovens a trabalhar ou estudar no estrangeiro e apoia iniciativas de aprendizagem da língua dos países vizinhos ou de voluntariado no âmbito de projetos.

 

Ajuda-nos a todos nas deslocações pendulares entre dois países, na procura de emprego nas regiões fronteiriças da Europa ou fora da UE e no acesso aos serviços públicos mais próximos das nossas casas.

 

Saiba mais no website do Interreg e leia o novo eBook ‘30 great stories of a greener, younger, embracing Europe’.

 

 

Fonte: CE/Interreg/Interact

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo