A A A

04/07/2019

Lisboa, Norte e Centro classificados como “Fortes Inovadores Regionais” da Europa

Conheça os resultados para Portugal da 9.ª edição do Regional Innovation Scoreboard que apresenta dados estatísticos sobre o desempenho das regiões em matéria de inovação.

 

No âmbito do Painel de Avaliação da Inovação Regional de 2019, elaborado pela Comissão Europeia, Lisboa, Norte e, pela primeira vez, o Centro foram classificadas como regiões “fortes inovadores regionais”, classificação melhor do que a do País, que se manteve como “inovador moderado”.

 

Imagem Quadro Resultados para Portugal

O Regional Innovation Scoreboard apresenta uma avaliação comparativa do desempenho dos sistemas de inovação em 238 regiões europeias de 23 Estados-Membros da União Europeia, bem como da Noruega, da Sérvia e da Suíça, classificando-as em quatro grupos:

  • Líderes da inovação regional,
  • Fortes inovadores regionais,
  • Inovadores moderados regionais,
  • Inovadores modestos regionais.

 

Este estudo avalia o desempenho dos sistemas de inovação através de um indicador compósito que integra 17 indicadores agrupados em quatro categorias principais:

  • Condições-quadro (mede os principais impulsionadores do desempenho da inovação externos às empresas),
  • Investimentos (capta o investimento público e privado na investigação e na inovação),
  • Atividades de inovação (capta os esforços de inovação das empresas),
  • Impactos (mede os efeitos das atividades de inovação das empresas).

 

 

A região mais inovadora na Europa é Zurique, na Suíça, seguida de Ticino (Suíça). Helsínquia-Uusimaa (Finlândia) é a região mais inovadora da União Europeia e pode ser encontrada no terceiro lugar da classificação geral, seguida de Estocolmo (Suécia), em quarto lugar, e de Hovedstaden (Dinamarca), em quinto lugar. Mais informações aqui

 

Fonte: CE/Centro 2020/MC

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo