A A A

14/10/2021

‘Mais Transparência’ com mais informação sobre Fundos Europeus

O portal Mais Transparência passou a disponibilizar, desde 9 de outubro, informação mais completa sobre a contratualização dos Fundos Europeus no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitindo consultar páginas de detalhe sobre cada dimensão do Plano.

 

Esta é a terceira fase de desenvolvimento do Portal que contempla ainda diversas melhorias no acesso à informação sobre o Portugal 2020, designadamente sobre os beneficiários secundários de todas as operações, exceto do FEADER cuja informação ficará disponível em novembro.

 

Nas fichas de projeto passa a constar a referência às NUTSII/III/concelhos onde a operação atua.

 

Esta evolução corresponde ao calendário previsto para a disponibilização progressiva de novas áreas e funcionalidades do Portal Mais Transparência, seguindo uma abordagem evolutiva e incremental.

 

Desde que foi lançado, a 28 de abril, o portal acumulou mais 20 mil utilizadores e cerca de 98 mil páginas visitadas. A página de pesquisa sobre os Beneficiários dos Fundos Europeus continua a ser aquela em que se verifica maior tempo de permanência dos utilizadores.

 

O portal Mais Transparência é uma plataforma que permite aos cidadãos consultarem a informação disponibilizada pelo Estado de uma forma mais acessível, reforçando a sua relação de confiança com a Administração Pública.

 

A área dedicada aos Fundos Europeus foi a primeira a ser disponibilizada, com informação sobre o Portugal 2020 e sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

 

Até ao final do ano, está ainda prevista a disponibilização de uma área municipal e o incremento da informação relativa à programação do PRR, garantindo a acessibilidade, atualidade e usabilidade dos dados.

 

A página de entrada do portal apresenta também os principais indicadores de interesse para os utilizadores, bem como o resumo da informação disponível, o plano de evolução do Portal e links para outros sítios relacionados com a transparência do Estado. 

 

O portal assegura igualmente um conjunto de funcionalidades nomeadamente através da apresentação de gráficos, vistas em modo tabular, fichas técnicas e exportação de ficheiros.

 

A publicação da informação é feita seguindo as boas práticas dos dados abertos, tendo o portal Dados.gov como fonte de informação para as análises numéricas a disponibilizar.

 

O portal Mais Transparência tem o selo de ouro de acessibilidade, que assegura o cumprimento dos requisitos de acessibilidade digital com respeito pela inclusão de todos os cidadãos portadores de deficiência ou de outras limitações.

 

 

Fonte: PortugalGov/MaisTransparência

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo