A A A

19/11/2019

Mar 2020 apoia projeto Newcumber

O Programa Operacional Mar 2020 apoia o projeto Newcumber da Universidade de Lisboa, que visa criar ferramentas para o desenvolvimento da aquicultura sustentável de pepinos do mar em Portugal, agindo preventivamente para evitar que as populações desta espécie sofram o desaparecimento que foi verificado no Índico e no Pacífico.

  

O pepino-do-mar é uma iguaria da cozinha asiática e, na medicina tradicional chinesa, os pepinos são usados para tratar uma série de problemas de saúde quando consumidos com arroz branco, ajudando a reduzir a dor articular e possuindo anti-inflamatórios.

 

Há assim uma elevada procura do pepino do mar o que tem feito aumentar o risco de desaparecimento da espécie em vários locais, como na ria Formosa, no Algarve.

 

Apesar das suas semelhanças com os pepinos das nossas hortas, os pepinos do mar são animais marinhos aparentados com as estrelas-do-mar e com os ouriços-do-mar.

 

 

Fonte: Mar 2020

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo