A A A

14/01/2021

Mar 2020 conclui valorização dos portos de pesca do Litoral Norte

O Programa Operacional Mar 2020 vai apoiar a concretização da intervenção de requalificação e modernização do portinho de pesca de Apúlia, que será levada a cabo pela Polis Litoral Norte.

 

A obra, financiada pelo Mar 2020  insere-se no âmbito da valorização dos Portos de Pesca do Litoral Norte, sendo a única das 5 intervenções aprovadas pelo Programa que ainda não fora realizada.

 

As restantes, já concluídas, dizem respeito à modernização do cais de pescadores de Caminha, à modernização do estaleiro de reparação de embarcações de pesca no Cabedelo, à modernização do Portinho de Pesca de Castelo do Neiva e à modernização da doca de pesca de Esposende, num investimento total já executado de 3,8 milhões de euros.

 

A obra que vai agora executar-se reveste-se da maior relevância, na medida em que vai dotar o portinho de pesca de Apúlia com infraestruturas renovadas proporcionando melhores condições para o desenvolvimento da atividade da comunidade piscatória que ali opera.

 

O projeto contempla a beneficiação do armazém de aprestos, de apoio aos pescadores, beneficiação dos balneários e dos sanitários e instalação de novas bancadas de trabalho/exposição.

 

Os trabalhos integram também o prolongamento para norte do muro de defesa e proteção existente a sul, a instalação de plataformas laváveis e amovíveis para deposição das artes de pesca, de iluminação exterior e sistema de videovigilância, de sistema de depósito de resíduos diferenciados e a reparação generalizada da rampa de acesso ao mar.

 

Estas intervenções estão inseridas na medida de Portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos, na qual estão aprovados 119 projetos que envolvem um investimento de 75 milhões de euros que, para a sua realização, conta com um apoio público do Programa Mar 2020 de 66 milhões de euros.

 

 

Fonte: Mar 2020

 

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo