A A A

12/01/2021

Mata Nacional no Algarve enriquecida com apoio do projeto INHERIT

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António conta com novos painéis informativos sobre percursos e espécies ameaçadas, no âmbito do projeto europeu INHERIT para criar atividades sustentáveis em áreas naturais.

 

O espaço verde, foi escolhido para ser a área piloto em Portugal do projeto europeu “INHERIT – Estratégias Turísticas Sustentáveis para Conservar e Valorizar o Património Natural Mediterrânico e Marítimo”, cofinanciado pelo Programa Interreg MED, através do FEDER -  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

O projeto conta com 15 parceiros em 10 países e é gerido a nível nacional pela Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM), que anunciou agora a conclusão desta fase do projeto.

 

Na qualidade de área piloto em Portugal, a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António tem em curso um conjunto de ações de conservação e promoção para poder “receber um selo de “Área INHERITURA” dado por uma comissão técnica criada pelo Projeto “INHERIT”, que visa promover zonas em que a proteção do património natural representa uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis”, referiu a ADPM num comunicado.

 

Com a intervenção realizada em dezembro, a zona verde algarvia foi “enriquecida” com a colocação de sinalética nova para “valorização do trilho da Aldeia Nova e do percurso de Vila Real de Santo António a Monte Gordo.

 

A Associação de Defesa do Património de Mértola, localidade que pertence já ao distrito de Beja, precisou que durante esta ação “foram instalados, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sete painéis com mapa e um sobre o camaleão”, uma espécie ameaçada que deve ser preservada pelos visitantes.

 

Foram também colocados “os totens de 2 percursos – feitos com materiais reciclados, resistentes ao sol e facilmente substituíveis”, criando no conjunto uma “informação no local” para “informar os turistas relativamente ao interesse ambiental” da área verde e “sobre a localização dos diferentes serviços”, como “estacionamentos, parque de merendas, parque de campismo”, exemplificou a mesma fonte.

 

 

 

 

 

Fonte: Lusa/Med

 

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo