A A A

28/04/2020

Medidas excecionais de apoio ao setor da Pesca

A Comissão Europeia, o Conselho e o Parlamento chegaram a acordo sobre as alterações a introduzir nos apoios com fundos europeus no setor da Pesca, que criam medidas excecionais, publicadas no passado dia 24 de abril.

 

Este acordo acontece após largas semanas de debate, e insistentes intervenções dos Estados membros, designadamente de Portugal na defesa da economia e dos profissionais do setor da Pesca.

 

Tal como consta no comunicado de imprensa da DG MARE, incluem o apoio à cessação temporária das atividades de pesca devido ao coronavírus, compensações financeiras aos produtores de aquicultura e às empresas de transformação, medidas específicas para as regiões ultraperiféricas e apoio às organizações de produtores.

 

Alterações adicionais ao Regulamento do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca, permitem uma realocação mais flexível de recursos financeiros nos Programas Operacionais de cada Estado-Membro, e um procedimento simplificado para os alterar no que diz respeito à introdução de novas medidas.

 

As Operações apoiadas ao abrigo de medidas temporárias relacionadas ao coronavírus, serão elegíveis retroativamente entre 1 de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Portanto, os Estados-Membros já podem começar a selecionar e apoiar essas Operações.

 

Fonte: Mar2020

Tem dúvidas?
outros conteúdos
Partilhe o site PT2020
Conheça o portal do Portugal 2020! Apoiamos o seu investimento. O sucesso do Portugal 2020 é decisivo para o futuro do nosso país.
Topo